Com a transformação digital acelerada, a proteção de dados tornou-se uma prioridade legal e ética nas organizações. Porém, muitas empresas não assimilaram ainda a ideia de que a questão é mais do que uma ação responsável, é um compromisso legal!
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que empresas, independentemente de porte, se adaptem a um cenário onde a privacidade do consumidor é preservada.
Nesse contexto, notamos que os desafios são diversos, uma vez que, desde a coleta até o uso de informações pessoais, as empresas precisam ter como prioridade estabelecer processos claros e seguros, evitando sanções legais e danos à reputação.
O que é essencial na implementação?
➡️ Políticas transparentes
➡️ Armazenamento seguro de dados.
➡️ Controle de acesso e treinamento de equipe.
➡️ Criação de uma política institucional robusta de proteção de dados na empresa.
➡️ Auditorias internas.
➡️ Revisão de contratos.
➡️ Suporte na resolução de eventuais incidentes.
Uma coisa é certa: não há transformação digital sem proteção de dados! Uma boa gestão e, por conseguinte, uma transformação eficiente e eficaz passam por adaptar a empresa e fortalecer a confiança de clientes com práticas que vão além da mera obrigação. O foco do gestor competente deve ser amplo e assertivo e, atualmente, isso também significa investir na ética e na segurança digital! Vale acompanhar o tema!