inteligência jurídica /

69 milhões de brasileiros com nome restrito em 2022

O mais recente levantamento da Serasa, divulgado em outubro, apresenta o décimo mês de crescimento da inadimplência no Brasil. Com aumento de 668 mil novos inadimplentes em relação a setembro, o indicador aponta MAIS DE 69 MILHÕES DE BRASILEIROS COM O NOME RESTRITO. Com relação ao perfil desses consumidores, os brasileiros de 26 a 40 anos se destacam na faixa etária, representando 35,4% do total dos devedores.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) desde janeiro de 2010, reforça esses dados. Segundo a PEIC, o endividamento atinge 78,9% das famílias brasileiras.

Os dados são coletados em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal, com aproximadamente 18 mil consumidores. São apurados importantes indicadores de endividamento e inadimplência, que possibilitam traçar um perfil do endividamento, acompanhar o nível de comprometimento do consumidor com dívidas e a percepção em relação a sua capacidade de pagamento.

Com o aumento da importância do crédito na economia brasileira, sobretudo o crédito ao consumidor, o acompanhamento desses indicadores é fundamental para analisar a capacidade de consumo futura. Devido à proporção de endividados na reta final de 2022, com juros no maior nível dos últimos cinco anos, o número de famílias pobres com dívidas atrasadas alcança nova marca máxima histórica.

Por:
Eduardo Anversa Scremin- OAB/RS 110.840
Emmanuel Pippi Portella – OAB/RS 122.344
Gleidson Dos Santos Ferreira – OAB/RS 98.408

 

Filtrar por categoria

Categorias

Veja também